O que é cultura?
Cultura é aquilo que as pessoas acreditam que é o jeito certo de fazer as coisas em determinado ambiente.
A cultura de uma organização pode ser observada por meio de coisas tangíveis e sentida em manifestações intangíveis captadas pelas pessoas.
Entre as coisas observadas estão como apregoadas pela empresa, como os objetivos e como metas; os sistemas de avaliação, reconhecimento e recompensa pelo desempenho; como características físicas das instalações; a linguagem das comunicações internas formais; uma estrutura organizacional; como declaração de missão, visão e valores. Em geral estas são a formas de apresentar a cultura. E que nem sempre são coerentes com o que as pessoas sentem.
Entre as manifestações sentidas pelas pessoas estão o calor ou a frieza nas relações interpessoais; o acolhimento ou distanciamento, como atitudes e posturas das pessoas no dia a dia; o respeito ou rudeza dos líderes formais nos procuram; a transparência ou opacidade dos processos decisórios; a abertura e flexibilidade ou rigidez dos modelos mentais; a polidez ou grosseira da linguagem utilização nos serviços de informação. São estas manifestações que geram ambiente de trabalho atrativo, estimulante, criativo. Ou aborrecido, burocrático, limitador.
A cultura organizacional é fator chave para a produtividade, a inovação e os resultados sustentáveis. Ou para a perda de energia e talentos, uma estagnação e resultados medíocres.
As pessoas criam a cultura e / ou se amoldam a ela. E também são as pessoas que podem transformar a cultura.
Um desafio para você: como contribuir para disseminar uma cultura de negociação consciente na sua empresa ou instituição?